Menu principal
 

Perfil do Curso

O curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense visa formar um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo. O egresso deverá ser capaz de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, relacionadas à vida animal. O curso abordará aspectos inerentes à clínica médica, clínica cirúrgica, medicina preventiva, saúde pública e produção zootécnica, enfatizando a defesa sanitária animal, produção de alimentos de origem animal e administração rural. 

JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO

A região Oeste de Santa Catarina é a maior produtora do estado de suínos, aves e bovinos de leite, assim como tem boa expressão na produção de bovinos de corte e pequenos ruminantes. Além disso, a região tem o maior número de estabelecimentos agropecuários do estado (38,3%) e destaca-se pelo complexo agroindustrial voltado ao mercado nacional/internacional, tal como BRFoods (Sadia e Perdigão), Seara e Aurora. No município de Concórdia, o qual está inserido nesta região, podemos ainda citar a presença de estabelecimentos de pesquisa de destacada relevância, tal como a EMBRAPA – Suínos e Aves, e de entidades representativas de produtores rurais regionais e estaduais, tal como a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) e Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB).

Devido a estas características regionais, dos arranjos produtivos locais, da inexistência de um curso de Medicina Veterinária de esfera federal no estado, até então, e do anseio da comunidade, que em audiência pública realizada em 2009 manifestou-se amplamente favorável à criação do curso, optou-se pela implantação do mesmo na cidade de Concórdia, pelo Instituto Federal Catarinense (IFC).

O IFC – Câmpus Concórdia tem como público-alvo discentes oriundos do Meio-oeste e Oeste do estado de Santa Catarina, do Norte do Rio Grande do Sul, e do Sudoeste do Paraná. O Câmpus Concórdia é uma instituição, com 44 anos de história na época de criação do curso, a qual foi marcada fortemente pelo ensino agrícola. Portanto, a criação de um curso de Medicina Veterinária no município, baseada no princípio de qualidade e gratuidade, foi facilitada pela existência prévia de infra-estrutura básica necessária às demandas do curso almejado.

Outro fator a ser considerado, é o crescimento econômico significativo do mercado nacional de animais de estimação, o que na região também tem sido observado. Além disso, o município apresenta Índice de Desenvolvimento Econômico elevado, o que favorece a população a ter uma preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar animal, criando uma demanda por médicos veterinários que atuem nesta área. 

Dessa maneira, o curso de Medicina Veterinária do IFC Câmpus Concórdia formará profissionais generalistas, os quais estarão aptos a atender as demandas regionais e ao mesmo tempo tendo condições de atuar em outras regiões do país.